top of page
  • Foto do escritorAna Paula Batista

Cultivando a Saúde Mental - dicas para cuidar da saúde mental de janeiro a janeiro


pessoa plantando uma mudinha na terra

Saúde mental é definida pela Organização Mundial de Saúde como um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo que possibilita o desenvolvimento de suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com a comunidade. Assim, saúde mental é algo muito mais amplo do que a ausência de doenças. A saúde mental é resultado de diversos fatores - biológicos, psicológicos e sociais - interagindo entre si.


Diante da “vida corrida” de um mundo acelerado e extremamente focado em produtividade e no fazer, é importante que o cuidado com a saúde mental seja priorizado. Esse é o foco da campanha Janeiro Branco, voltada não apenas para a prevenção de transtornos mentais, mas também para o cultivo da saúde emocional.


Algumas boas práticas podem entrar para a sua rotina, possibilitando maior equilíbrio das emoções e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida. É isso que a gente busca, não é verdade? Vou te dar algumas dicas para cuidar da saúde mental no dia-a-dia.


O cuidado com a nossa saúde física impacta na saúde mental e vice-versa. É importante dar espaço ao autocuidado praticando exercícios físicos, adotando uma alimentação mais saudável e nutritiva, tendo sono de qualidade, bebendo bastante água.


Além de cuidar do corpo, é preciso alimentar a alma com atividades que sejam prazerosas e nos façam sentir bem, como fazer uma caminhada, contemplar a natureza, ler, ouvir música, cuidar das plantas, brincar com os pets, entre tantas outras opções. 


mulher de pijama lendo um livro em sua cama

A meditação, por meio de exercícios de respiração consciente, é uma ferramenta poderosa para reduzir o estresse, diminuir a ansiedade, melhorar a concentração, focar no momento presente, entre tantos outros benefícios. Lembrando que meditar não é ficar “sem pensar” e pode ser muito mais simples do que se imagina.


Outro recurso importante para o cultivo do equilíbrio emocional e da saúde mental é a identificação das emoções. Voltar a atenção para os sentimentos, emoções e pensamentos além de nos proporcionar autoconhecimento, nos ajuda a agir com mais consciência e a lidar com situações diversas. 


A prática de atividades artísticas, como tocar um instrumento, pintar, dançar, fotografar, desenhar, pode ser uma forte aliada no cultivo da saúde mental, tendo em vista que além de proporcionar relaxamento e prazer, é uma forma de exercitar a criatividade. Criar é um potencial humano que deve ser exercitado. 


mulher tocando violão

A Arteterapia, agora puxando a brasa pra minha sardinha, possibilita um conhecimento mais profundo de si mesmo, bem como alivia ansiedade, depressão, estresse, conflitos internos, melhora a autoestima. Isso acontece porque é uma modalidade terapêutica que utiliza técnicas expressivas para a movimentação da energia psíquica e como ponte entre consciente e inconsciente, nos colocando diante de nós mesmos de forma leve e lúdica.


Por fim, e não menos importante,  é preciso saber que existem profissionais que podem nos acolher quando estivermos com dificuldades em lidar sozinhos com nossos conflitos emocionais e que procurar ajuda é um ato de coragem e amor próprio. Tudo bem pedir ajuda!


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page