top of page
  • Foto do escritorAna Paula Batista

Qual é a Alma do seu fazer?

Atualizado: 16 de jan. de 2023



Acredito que por trás de cada projeto, de cada fazer, existem uma história, uma alma, uma pessoa. Uma pessoa que sonhou, que se animou, que perdeu sono para dar vida a suas ideias. Para tirar essas ideias da cabeça e colocar no papel e depois tirar do papel e colocar no mundo. Uma pessoa que tem sua própria bagagem de vida, desejos, inspirações. Unindo essa minha convicção com outra crença que tenho de que pessoas se conectam com pessoas, criei o ensaio Alma do Fazer.


Vivendo na pele o empreendedorismo e a rotina de produção de conteúdo digital, imaginei que poderia criar uma sessão de fotografias para empreendedores. Só que eu não me via fazendo aqueles retratos sérios, de braços cruzados, fundo branco. Pensei nas fotografias que eu gosto de ver dos empreendedores que acompanho, que mostram quem são em seu cotidiano. Um ensaio lifestyle para mostrar a alma do seu fazer: você. Um ensaio que pode ter como frutos imagens para produção de conteúdo digital, conectando empreendedores com sua audiência.


Quero saber das suas histórias, do que gosta de fazer, onde busca inspiração para aquilo que faz. Era esse tipo de fotografia que eu queria pra esse projeto... unir a leveza do lifestyle que já faço em fotografia de famílias com o empreendedorismo. Mostrar que a pessoa, com suas vivências, é a alma do seu fazer.


A Anna é apaixonada por palavras desde pequena e as usa como meio de expressão. É jornalista e sonha em ser professora. Para ela, que tem as palavras como seu fazer, escrever é um ato de coragem, uma forma de derramar emoções no papel. Ela escreve como uma garota e é lindo ver a sua paixão pela escrita.


No seu ensaio, quisemos trazer o seu estilo de vida e mostrar de onde vêm suas inspirações, o que ela gosta de fazer, como alimenta sua alma e criatividade. O lugar perfeito e escolhido por ela foi sua casa, onde estão alguns de seus amores. Exploramos cores, objetos e cada cantinho da casa para mostrar que tudo o que a compõe no dia-a-dia se reflete em seu fazer.


Ah… importante! Quando digo empreendedorismo, me refiro a algo muito mais amplo do que administrar um negócio. Por mais que esse seja o sentido mais comum, empreender não se restringe a empresas com fins lucrativos. Empreender é se propor a fazer algo, realizar. Pode ser um projeto pessoal, um projeto social, algo que faça seu coração bater mais forte. Por isso a escolha do nome Alma do Fazer, que abraça o universo do trabalho de forma mais ampla.


Não sei se é loucura ou muita vontade de ver esse projeto crescer, mas realmente acredito que uma fotografia que mostre sua alma vai gerar muito mais conexão entre você e sua audiência do que aquela foto séria, corporativa, de braços cruzados, ou apenas fotografias dos produtos do seu fazer.


Bora mostrar seu fazer pro mundo? Mostrar aquilo que te inspira, que te move. Aposto que seu público vai amar conhecer um pouco mais sobre você!


Me escreva se tem interesse em conhecer melhor essa sessão!





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page