top of page
  • Foto do escritorAna Paula Batista

Ensaio de grávida: quando fazer?

Atualizado: 16 de jan. de 2023



Muitas grávidas me perguntam qual é o melhor período da gestação para fazer a sessão de fotos. Essa é uma pergunta bem frequente e tenho duas respostas pra ela, uma mais rápida e prática, que provavelmente já vai te atender, e outra um pouco mais filosófica talvez, só pra plantar algumas caraminholas e trazer uma reflexão sobre o papel da fotografia.


Para ser bem rápida e prática, a minha sugestão é fazer o ensaio entre 28 e 34 semanas de gestação. Nesse período a barriga já está bem crescidinha. Impossível não ver! Depois desse período, é possível que a grávida já comece a ficar um pouco mais inchada, mais cansada, mais ansiosa. Com o tamanho e peso da barriga a gente não dorme direito. E, não sei você, mas quando não durmo direito meu humor e energia ficam diretamente afetados. O pique para fazer as fotos não é o mesmo. Além disso, a cada semana aumenta a chance de um bebê apressadinho chegar. Já aconteceu (algumas vezes) de o bebê chegar na véspera ou até mesmo horas antes do horário agendado para o ensaio.


Contudo, essa é apenas uma sugestão e existem algumas variáveis que devem ser consideradas. Se for uma gestação de gêmeos, por exemplo, talvez seja interessante fazer um pouco antes. Se seus pais, que moram em outro estado, estarão na cidade e você quer fazer fotos com eles, sendo que ainda não chegou nas 28 semanas, por que não fazer antes disso? Se você não queria fazer um ensaio de grávida, mas com 37 semanas pintou a vontade, vamos fazer com 37! Você é quem vai decidir de acordo com suas particularidades.


Vou trazer outra questão. Dei a minha resposta rápida, agora darei a analítica. Para ser bem fiel ao que eu defendo na fotografia, posso dizer que o ensaio de grávida pode ser feito a qualquer tempo. No meu estilo de fotografia, que valoriza a história que está sendo guardada em vez de sessões capa de revista (e tudo bem quem faz esse tipo de ensaio… só não é a minha linguagem!), não importa com quantas semanas você esteja, mas sim o registro daquele momento da sua vida. Para mim (vou seguir enfatizando que é uma opinião muito pessoal e particular), a fotografia vai ter o seu valor por nos fazer lembrar de um determinado tempo da vida, de uma fase, de uma celebração, das pessoas que estavam com a gente.


Um ensaio de grávida feito a qualquer tempo vai ter o seu valor documental, com a barriga grande ou com a barriga pequena. Vestida ou com a barriga de fora. O ensaio não é da barriga… o ensaio é seu! Então, se você está com 20 semanas, se sentindo radiante e quer registrar esse momento, por que deixá-lo passar só por não estar ainda com uma “barriga de 28 ou 30 semanas”?


Eu acho lindo fazer ensaio para marcar a gestação, que é uma fase única na vida de uma mulher, de uma família. Não estou querendo dizer o contrário. O que eu quero trazer para reflexão é que a fotografia é valiosa a qualquer tempo. Não se limite ao período sugerido se as suas necessidades ou o seu coração pede que as fotos sejam feitas em outro tempo. Cada situação vai ter suas características. E seja em que período for, a fotografia vai cumprir o seu papel.


Se eu ajudei, não sei. Talvez até não. Mas ficarei feliz se tiver trazido um ponto novo para você considerar na hora de pensar em um ensaio de grávida. E quando alguém me mandar uma mensagem solicitando orçamento e me perguntar qual o melhor período, vou responder que minha sugestão é entre 28 e 34 semanas e provavelmente mandarei o link desse artigo.


Está interessada em fazer um ensaio? Comece por aqui. Se preferir, me mande uma mensagem.






Posts recentes

Ver tudo
bottom of page